quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A culpa é dos filmes de romance


As pessoas se impedem de ser felizes, de viverem uma grande e bonita historia de amor e por incrível que pareça a culpa é dos filmes de romance.
Somos tão jovens, fadados a acreditar que um amor deve durar pra sempre e que ele deve ser o único da sua vida que acabamos nos fechando e tendo certo medo de relacionamentos.
Acho que se relacionar, conhecer e amar o outro como ele é, através de tantas experiências juntos, é uma das coisas mais bonitas que podemos guardar no livro da vida. Não há nada de errado em gostar, em demonstrar, sentir.
O problema é que o receio de ter que ficar com uma única pessoa acarreta em um trauma profundo de não ter conhecido pessoas o suficiente ou vivido o suficiente pra escolher isso (como se determinar um relacionamento com alguém fosse o fim da vida).
Relacionamentos existem para serem leves, transmitirem paz, conforto, diversão e aprendizado. Não são e nem devem ser um peso.
E eu vou dizer, a gente nunca vai ter conhecido pessoas o suficiente a fim de ter tido todas as experiências com relacionamentos possíveis. Cada uma é uma história, uma complexidade, um ensinamento, um sentimento diferente.
O amor é uma construção diária e as pessoas mudam todos os dias. A meu ver é impossível prever que você vai ficar com essa pessoa que está ao seu lado para sempre. O que a gente pode dizer então é que é possível entender e sentir que você quer e vai ficar com esta pessoa hoje e agora.
Você não precisa ter certeza se quer vê-la entrando de véu e grinalda na mesma igreja que seus pais se casaram daqui a 5 anos ou  se quer ver ele um dia roncando no seu sofá daqui uns 10 anos, vocês dois escolhendo o nome do pirralhinho que está por vir, brigando porque o outro deixou o cachorro entrar e fazer sujeira na sala. Se vocês chegarem até lá, isso só quer dizer que os dois estão na mesma sintonia de escolher o que querem naquele momento, e isso é incrível.
Esqueçamos então dos contos de amor, em que a moça legal cheia de coisas pra ensinar e o cara maneiro, tão divertido e empolgado, ficam juntos e em pouco tempo se escolhem pra eternidade com aquele final, depois de tanto sofrimento, com a casa no campo e os filhos no colo sorrindo.
Está com alguém agora e esta morrendo de dúvidas e medo? Apenas tenha certeza do que você quer nesse exato momento. O depois? Ah! Isso aí você mesmo vai ter certeza quando chegar lá.
Se as coisas sempre funcionassem assim, e as pessoas entendessem a importância de talvez não fazer tantos planos nos mínimos detalhes, o sofrimento pelas expectativas criadas e não realizadas seriam pequenos ou inexistentes. Não estou aqui dizendo de maneira nenhuma que você não deva panejar a sua vida, mas quando o planejar e o realizar dependem das escolhas de outra pessoa, você precisa estar aberto a entender que elas são livres, elas mudam, mesmo que hoje elas digam que sim, amanhã pode ser que não, o mesmo com você e isso não é um problema.

Então apenas se permita amar e ser amado, divirta-se, demonstre, seja livre e deixe o outro ser também, ache alguém na mesma sintonia pro agora e esteja muito feliz com isso, sem medo.

Um comentário: